CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA - SEXTA CARTA, À IGREJA DE FILADÉLFIA

 Sexta carta, à igreja de Filadélfia
(Apocalipse cap. 3 - ver. 7 à 13)


7 E o anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.

8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém pode fechar, tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem; eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

12 A quem vencer, eu farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá, e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



         Church of st. John in that was Philadelphia's city hall     

Contexto:

Ap 3.7 Filadélfia foi fundada pelos cidadãos de Pérgamo. A comunidade foi construída em uma área fronteira, como uma passagem ao planalto central da Ásia Menor. Os habitantes de Filadélfia mantiveram os bárbaros afastados da região e trouxeram a cultura e o idioma grego. A cidade foi destruída por um terremoto, em 17 d.C., e abalos sísmicos posteriores deixaram as pessoas tão preocupadas que a maioria delas vivia fora dos limites da cidade.

Ap 3.7 A "chave de Davi" representa a autoridade de  Cristo para abrir a porta do seu futuro reino. Depois que a porta é aberta, ninguém pode  fechá-la (a salvação é garantida). Depois que a porta é fechada, ninguém consegue abri-la (o juízo é certo).

Ap 3.10 Alguns creem que a expressão "Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir" quer dizer que haverá uma ocasião futura de grande tribulação, da qual os verdadeiros crentes serão poupados. Outros interpretam que isso quer dizer que a igreja atravessará o período de tribulação, e que Deus a conservará forte, durante tal período. Outros ainda acreditam que isso seja uma referência a ocasiões de grandes aflições, de modo geral, o sofrimento da igreja durante todas as épocas. Não é possível inferir, com base neste versículo, quando, ou por quanto tempo, os cristãos sofrerão essa "hora da tentação que há de vir"'. Hoje, há milhões de cristãos que sofrem e morrem nas mãos de ímpios tiranos, por todo o mundo. Para eles, a hora da tentação já começou. Sempre que os cristãos sofrem, Cristo promete proteção para suas almas eternas (Lc. 21. 17-19).

Ap 3.11 Os cristãos tem diferentes dons, habilidades, experiência e maturidade. Deus não espera que todos nós sejamos e ajamos da mesma maneira, mas ele espera que guardemos" o que temos, que perseveremos no uso de nossos recursos para ele. Os habitantes de Filadélfia são elogiados pelo seu esforço em obedecer (Ap 3.8) e encorajados a apegar-se fortemente a qualquer a qualquer força e resistência que tenham. Você pode ser um novo crente, e sentir que sua fé e força espiritual são pequenas. Use o que você tiver para viver para Cristo, e Deus lhe elogiará

Ap 3.12 A nova Jerusalém é a morada futura do povo de Deus (Ap 21.2). Teremos uma nova cidadania, no reino futuro de Deus. Tudo será novo, puro e seguro.





ReferênciasBíblia de estudo cronológica aplicação pessoal. Edição em língua portuguesa, copyright 2015 por Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Todos os direitos reservados. Traduzida do original Chronological Life Aplication Study Bible 2012 por Tyndale House Publishers, Inc, Carol Stream, Ilinois 60188. Todos os direitos reservados. Texto bíblico 2009, Almeida Revista e Corrigida - 4º edição, por Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservado.

Bíblia de Promessas. Edição Revista e Corrigida - 19º edição 2010, King's Cross Publicações. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida.


                          





By uma menina cristã

Comentários